JORNAL DA SERRA DA CANTAREIRA!




 
 



 




 

 

 

 
 
 

 

 
Arquivo


Vidros: armadilha fatal para os pássaros

Nos dias ensolarados os pássaros saem em revoadas, mas muitos não retornam a seus ninhos, pegos de modo fatal por uma armadilha construída involuntariamente pelo homem: os vidros das janelas.
Silvia e Heitor Reali
 

Ninguém pensa nisso quando escolhe morar "junto à natureza". Integrar-se é a palavra chave; a Serra da Cantareira, assim como outras regiões de mata que ainda restam, precisa ser poupada da ação depredadora do ser humano, e nela se incluem seus habitantes naturais. Aqui, a interferência no ambiente deve ser a menor possível porque, do contrário, exatamente o que nos atraiu corre o risco de desaparecer sob nossas mãos.

Ameaça invisível

Mas como não ter uma casa com muitas janelas de vidro, já que a natureza lá  fora é um convite irresistível ao olhar?Em contrapartida, como impedir que os pássaros se choquem contra elas, porque não vêem o vidro (eles não têm esse registro em sua memória) que acaba funcionando como armadilha, pois, em sua transparência, espelha o céu, as nuvens e as  árvores.

Quantos pássaros tiveram seu vôo feliz brutalmente interrompido pela janela da sua casa? Quantas vezes você se mortificou com isso? Se involuntariamente você contribui para essas mortes, há um modo de evitá-las: recorte em papel contact preto a silhueta de um falcão negro (veja molde abaixo) e cole nos vidros onde os pássaros costumam bater. Se o vidro for grande, você pode ampliar o desenho ou colocar duas ou três silhuetas, em tamanhos variados. O falcão negro é um predador e inimigo natural dos outros pássaros. Desse modo, assim que o avistarem, os passarinhos se desviarão de seu rumo e, conseqüentemente, de suas janelas de vidro. Além disso, são decorativos e enfeitam com muito bom gosto sua casa. Tem mais: significam que você expandiu sua consciência ambiental. 

Importante: É preciso colar as silhuetas do lado de fora do vidro, para que fiquem bem visíveis.

Salve a figura abaixo em seu computador, imprima e use como molde. A partir dela você pode ampliar ou diminuir o desenho. Dobre o molde e o papel contact ao meio para recortar. Assim, os dois lados do pássaro ficam iguais.



Silhuetas do falcão negro coladas no vidro

voltar para o Arquivo