Relatório de Impacto Ambiental/Ampliações do Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos
em vermelho, grifos nossos - Jornal da Serra da Cantareira

VI Programas Ambientais


3. PROGRAMAS AMBIENTAIS POTENCIALIZADORES

3.1 Programa de Aperfeiçoamento da Mão de Obra Local

Justificativa

Informações da INFRAERO, de junho de 2003, revelam que trabalham no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em caráter permanente, 26.000 pessoas, das quais 44% residem no Município de Guarulhos. Visando ampliar este contingente deverá ser implantado um programa de aperfeiçoamento de mão-de-obra local.

Objetivo

Capacitar mão-de-obra local por meio de treinamento técnico-profissional, de forma a ampliar o contingente de empregados no Aeroporto, residentes no Município de Guarulhos.

Procedimentos Metodológicos

A INFRAERO, em consonância com sua política de responsabilidade social e de acordo com as diretrizes de seu Planejamento Empresarial tem como meta contribuir para o desenvolvimento social sustentável das áreas e comunidades onde se inserem seus aeroportos. Neste contexto, são mantidos diversos programas que oferecem ações educativas culturais a crianças, jovens e adultos, bem como proporciona oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho.

No Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos a INFRAERO atualmente mantém, entre outros contratos, um Termo de Cooperação Mútua com Centro Estadual de Apoio ao Profissional Adolescente empregando 60 menores carentes na prestação de serviços de mensageiros, com a Central de Estágios Agente de Integração Ltda. com a contratação de estagiários portadores de deficiência (física, mental ou sensorial).


Responsabilidades

Este Programa é de responsabilidade da INFRAERO em parceria com a AGENDE – Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que mantém o Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Guarulhos. O programa será estabelecido por meio da celebração de Termo de Parceria (conforme Lei 9.790, de 23/03/99 e Decreto 3.100, de 30/06/99) e definição de Programa de Trabalho. A Infraero ofertará recursos para serem aplicados em bolsas de estudos para cursos básicos e técnicos nas áreas de relacionadas às atividades desenvolvidas no Aeroporto.Cada bolsa mantida pela INFRAERO junto a AGENDE propiciará o oferecimento de duas bolsas-auxílio para treinamento de pessoas da comunidade Guarulhense.

Cronograma

O Termo de Parceria será firmado com prazo inicial de 12 meses, podendo ser renovado de acordo com o interesse de ambas as partes.

Retornar ao Índice do RIMA ou avançar