JORNAL DA SERRA DA CANTAREIRA

 

 
       




 

 

 
 

 

 

Bichos

Projeto Mucky pede socorro

Sagüi do tufo branco - foto: Celso Heredia


O Projeto Mucky é uma Ong que recupera, pesquisa e acolhe sagüis apreendidos pelo IBAMA, provenientes de maus tratos ou abandono, contribuindo para a preservação desses animais que estão cada vez mais ameaçados devido à destruição de ecossistemas, como vem ocorrendo na Mata Atlântica.

Está instalado numa área rural em Itú/SP com 450m2 de área construída, dezenas de viveiros, enfermaria, centro de educação ambiental e cozinha para preparar as várias refeições especiais que a espécie necessita.A chácara arborizada abriga quase 200 espécies do menor primata do mundo, de origem brasileira, ameaçado de extinção. Dentre eles estão o sagüi do tufo branco (na foto), sagüi do tufo preto, mico leãozinho dourado, sagüi da serra, sagüi kuhilli, sagüi da cara branca.

Quando chegam no Mucky, todos passam por procedimentos especiais como cirurgias, amputações de membros lesados (última alternativa), hidroterapia, super alimentação, outros procedimentos médicos e cuidados diversos de adaptação, utilizando-se todo o empenho e recursos disponíveis para salvá-los e mantê-los o melhor possível.

A alimentação é preparada com produtos que mais se assemelham aos seus alimentos naturais encontrados na mata. Os bebês são amamentados com mamadeiras por tratadores especializados, inclusive durante a noite.

O custo mensal para o desenvolvimento dos trabalhos do Projeto Mucky é alto. Como ele não tem patrocínio e sua sobrevivência depende de contribuições particulares está difícil continuar levando suas atividades em frente. Por isso, quem puder ajudar será bem-vindo, e as doações poderão ser a partir de R$ 10,00.

BANCO BRADESCO ag. 0627- Cc. 57633-6
BANCO ITAÚ ag. 0796 Cc. 60400-7

Quem preferir ser padrinho de um desses indefesos macaquinhos é só preencher o cadastro no site www.projetomucky.com.br, fazer depósito mensalmente a partir de R$ 20,00, adotar um afilhado, receber sua foto e acompanhar seus progressos.

AJUDE A COMBATER O TRÁFICO
DE ANIMAIS SILVESTRES E CONTRIBUA COM
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Para participar é só contatar o Projeto Mucky,
fone/fax (11) 4023-0143
e-mail: mucky@uol.com.br
www.projetomucky.com.br.


Cida Campos